Publicidade

terça-feira, abril 12, 2016

A Igreja do facebook ou whatsapp

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" I Coríntios 14.33.

As mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação em nossa geração ,sabendo usar sera uma benção.

Tornou-se quase que indispensável fazer uso de pelo menos uma rede social para convivência e relacionamento com as pessoas .

Alguns chegam até mesmo a exagerar ou talvez ficar viciados.

O Facebook vem por cerca de dez anos liderando a comunicação entre pessoas, e recentemente o Whatzapp surpreendeu alcançando de forma mais próxima e constante um público ainda maior.

Este relacionamento virtual tem seu lado positivo e também pode ser usado de forma ruim, como em todas as outras áreas da vida. O telefone, a televisão e qualquer outra tecnologia também são prejudiciais se for usado exageradamente ou de acordo com a opção de uso de cada um.

COMO USAR MÍDIAS SOCIAIS A FAVOR DA IGREJA ?

Nessa reflexão gostaria de comparar as ações mais comuns que realizamos na rede social com atitudes que precisamos ter na igreja:

1 - SEGUIR:

I Coríntios 11:1 “sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”.

A primeira ação que realizamos numa rede social é "seguir" pessoas e conseguir seguidores. Após montar seu perfil, a pessoa procura seguir pessoas que lhe interessa acompanhar suas notícias e imediatamente busca alcançar o máximo de "seguidores" possível.

Para muitos a reputação virtual de uma pessoa está relacionada com o número de seguidores que tem.

Do mesmo modo na vida cristã precisamos:

a) Seguir servos de Deus: o processo do discipulado começa quando somos acompanhados por pessoas que nos orientam na fé e nos ajudam a crescer espiritualmente. Por isso precisamos procurar pessoas que nos inspirem e ajudem na edificação espiritual de nossas vidas.

b) Buscar Seguidores : Jesus nos deixou a ordem de fazer discípulos ( Mateus 28:19 ), e isso é uma tarefa que não temos escolha. Devemos evangelizar e cuidar das pessoas ensinando a Palavra de Deus. Assim como numa rede social, as pessoas querem o máximo de seguidores possível, também na vida cristã precisamos levar o maior número de pessoas a Cristo.

Siga servos de Deus e faça discípulos!

2 - CURTIR:

Filipenses 4:21 “Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam”.

Outra ação muito comum nas redes sociais é o "curtir", que na verdade significa um cumprimento a uma pessoa ou postagem dizendo que você gostou do que viu ou leu.

Devemos "curtir":

a) Coisas que edificam : na vida cristã precisamos buscar aprender e ver coisas que nos acrescentem em nossa fé e trazem bons pensamentos para nossas vidas (Filipenses 4:8).

b) Coisas que nos unem: na igreja precisamos escolher aquilo que é bom para nossa convivência e contribui para a união dos irmãos e nunca o que nos separa ou causa divisões ( I Coríntios 1:10).

Por diversas vezes o apóstolo Paulo orienta os irmãos a saudarem-se com ósculo santo ( I Tessalonicenses 5:26), que é um beijo respeitoso. Este ato de se cumprimentar, independente do beijo, é um hábito cristão ordenado por Jesus de ministrarmos a paz por onde formos (Mateus 10:12).

Curta o que edifica e traz união com os irmãos!

3 - COMPARTILHAR:

Romanos 12:15 “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”.

A terceira ação mais realizada nas redes sociais é o "compartilhamento". Quando você vê algo que gosta, além de "curtir" também "compartilha" para que seus amigos e "seguidores" também vejam.

Na igreja precisamos "compartilhar":

a) A Palavra de Deus: Bastante conteúdo cristão tem se espalhado pela internet levando a mensagem do Reino de Deus. Esta é uma estratégia de difundir a mensagem do Evangelho por todo o mundo ( Marcos 13:10 e 16:15 ).

b) As necessidades das pessoas: Várias campanhas de ajuda social são realizadas pelas redes sociais apoiando aqueles que precisam. Assim como na Igreja Primitiva os irmãos "compartilhavam" suas necessidades e não deixavam ninguém em falta , também devemos ajudar uns aos outros ( Atos 2:42-47).

Muitas igrejas e cristãos de modo geral tem aproveitado as mídias sociais para aproximar as pessoas e comunicar sua mensagem, isto é positivo. Podemos aproveitar a facilidade e rapidez das redes sociais para anunciar a Palavra de Deus e também realizar obra social.

Compartilhe o Evangelho e ajude as pessoas!

Com este artigo para sua reflexão aprendemos a usar as mídias sociais da melhor forma e também sobre os relacionamentos na igreja.

Devemos seguir servos de Deus e alcançar seguidores para Cristo, também precisamos curtir coisas que edificam e nos unam num só propósito e compartilhar a Palavra de Deus, bem como as necessidades das pessoas com o fim de ajudar.

Se fizermos na igreja o que fazemos de bom no facebook e whatzapp, nossa convivência cristã será muito melhor. Principalmente se procuramos nos relacionar com as pessoas na igreja na proporção que fazemos através das redes sociais, certamente nossa convivência será muito melhor.

Via: Pastor Edilson, da Igreja Restauração em Cristo Independente

4 comentários:

  1. Olá! Gostei do texto, redes sociais no contexto cristão é um assunto delicado em nosso tempo.

    Abs^^
    cafeebonslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Kelly Oliveira =D
      Também gostei muito do texto, é um assunto delicado mesmo, mas que, na minha opinião, deve ser tratado no meio gospel.

      Te agradeço Kelly, pela visita aqui no meu blog e pelo comentário deixado. =D

      Um grande bjo e fica com Deus!

      Excluir
  2. Olá
    Ótima abordagem sobre o assunto, um vício que também pode ser considerado
    idolatria.
    Abraços.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone =D
      Poe vício nisso né =D ...
      Eu vejo assim: Se começa a roubar meu tempo, e atrapalhar a minha vida, já dou um basta, foi o que eu fiz com o FACEBOOK, nunca mais entrei nesse "rede social".

      Bjo Simone e obrigado pela visita ao meu blog =D

      Excluir